sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Verdade - Prismas BAK-4 e BAK7



Veja algumas informações sobre Prismas BK4 e BK7

Sempre se encontra alguns locais da internet, ou alguém, dizendo que o vidro do tipo BK7 é inferior ao BaK4 e, sabendo que isto não é verdade, vamos fazer um pequeno artigo com as devidas explicações.

Vidros óticos:
Comparado ao vidro usado nas janelas ou nas garrafas de refrigerante, o vidro ótico é muito mais caro. Isto é resultado da complexidade envolvida na fabricação, tolerâncias a falhas muito pequenas, o uso de polidores cerâmicos alinhados com platina e processos de refrigeração sofisticados projetados para impedir a cristalização do vidro durante sua produção e promover também um impecável nível de qualidade final. Por causa de toda esta complexidade, há somente umas poucas companhias de fabricação de vidro ótico no mundo.

Um pouco de história: No final dos anos 70, na Alemanha, Ernst Abbe e Otto Schott lançaram as bases para os tipos de vidros óticos que são fabricados até hoje. Sua pesquisa envolvia o uso de diferentes elementos adicionados ao vidro derretido e isso possibilitou uma grande melhoraria nos tipos de vidros e nas suas características e desempenho.

Estas melhorias significaram uma dispersão mais baixa de uma luz e uma refracão mais elevada. A companhia de Schott (agora parte da Zeiss) foi a principal colaboradora da tecnologia de vidro que é usada até hoje. As abreviaturas que nós nós usamos até hoje, é derivada de nomes alemães originais designados por Schott para o vidro.

Um exame dos dois tipos: Duas destas variações eram o borosilicate (borkron no alemão) ou BK7 (abreviado) e outra que recorria à bário (baritleichtkron no alemão) o BaK4, uma inovação de uma pesquisa feita mais tarde.

Há realmente muito mais tipos de vidro ótico usados em aplicações especializadas, mas BK7 e BaK4 são praticamente os únicos usados no sistema ótico do consumidor final.

Na prática: Pois bem, o que significa isso tudo quando olhamos por um binóculo? Ambos são praticamente iguais, mas o vidro BaK4 produzirá uma imagem um pouco mais brilhante, porém, as bordas receberão menos luz do que o centro. O resultado é uma imagem que mais escura nas bordas que no centro. O uso do vidro BK7 ajuda superar este fenômeno tendo como resultado uma imagem com o mesmo brilho pela lente inteira.

Resumindo: O tipo BK7 é melhor se produzido DENTRO das especificações de Schott, porém isto significa um custo muito alto. Um vidro BK7 produzido por tecnologias de Schott tem propriedades dispersivas melhores (número de Abbe) e uma transmissão mais elevada nas cores do spectro visível se comparado a um Bak4.

Teste de transmissão de luz em vários comprimentos de onda (in nm):

BaK4:700nm: 0.996, 660nm: 0.995, 620nm: 0.994, 580nm: 0.993, 546nm: 0.993, 500nm: 0.992, 460nm: 0.991

BK7 : 700nm: 0.998, 660nm: 0.997, 620nm: 0.997, 580nm: 0.996, 546nm: 0.996, 500nm: 0.996, 460nm: 0.994

O "Abbe Number" é usado para medir o valor de dispersição de luz por um material. Um número mais elevado de Abbe indica que menos dispersão cromática ocorre pela luz que passa através de tal material. Isto indica um foco superior e uma menor aberração cromática devido a menor quantidade de luz desfocada por vários comprimentos de onda.

Abbe Number of BAK4 Glass: 56.1

Abbe Number of BK7 Glass: 64.2

Isto pode ser comprovado nesta tabela:

http://en.wikipedia.org/wiki/Glass_code

É por esta razão que empresas como a Denkmeier, uma das mais conceituadas empresas fabricantes de binoviewers do mercado usa vidros BK7. Uma rápida pesquisa na internet e você verá que os binoviewers da Denkmeier são preferidos pela vasta maioria dos usuários de telescópios.

Até a conceituada TeleVue usa BK7 em seu filtro Bandmate OIII Filter.

Você mesmo pode observar isto. Comparando por exemplo um Binoviewer da Celestron que usa vidro BK4e um da Denkmeier que usa vidro BK7, a diferença é notável a favor do da Benkmeier, principalmente nas cores e nas bordas nítidas e definidas.
Ou seja, existem binóculos de excelente qualidade com os dois tipos de prismas.

Fonte:
Toninho WiFI Cosmoforum